Fechar

O que é apneia obstrutiva do sono?

A apneia obstrutiva do sono (SAOS) é um distúrbio do sono que acomete cerca de 30% da população mundial. Uma pessoa com apneia tem sua respiração interrompida repetidamente durante a noite. Isso ocorre porque as vias respiratórias ficam bloqueadas, impedindo a entrada de ar nos pulmões.

Quando isso acontece, o paciente pode roncar alto ou causar ruídos sufocantes enquanto tenta respirar. O cérebro e o corpo do mesmo são privados de oxigênio e, na tentativa de restabelecer a respiração, ocorrem diversos despertares que interrompem o ciclo do sono e podem causar fadiga, sonolência diurna e dificuldade de concentração. Isso pode acontecer algumas vezes por noite, ou em casos mais graves, centenas de vezes por noite.

Você tem sintomas ou é diagnosticado com Apneia Obstrutiva do Sono? Fale com o Dr. Rodrigo Foronda, cirurgião especializado em apneia obstrutiva do sono em São Paulo.

Quais são os sintomas da apneia obstrutiva do sono?

Como tratar a apneia obstrutiva do sono

O tratamento é multidisciplinar e envolve várias especialidades médicas. As principais opções de tratamento são:
Emagrecimento, orientações sobre a posição de dormir e medidas simples como a retirada de bebidas alcoólicas e de medicamentos (benzodiazepínicos e barbitúricos) podem ser eficazes para o tratamento da apneia obstrutiva de sono.
Exercícios orofaríngeos supervisionados por um profissional Fonoaudiólogo especializado em Medicina do sono, visando fortalecer a musculatura da via aérea superior.
Esses sistemas ainda permanecem como a primeira escolha para o tratamento e consistem em um pequeno compressor de ar que gera um fluxo contínuo de ar para uma máscara nasal ou nasobucal confortavelmente aderida à face do indivíduo.
Existem os dispositivos de avanço mandibular e os de retenção lingual, ambos confeccionados pelo cirurgião-dentista. Para apneia do sono o mais indicado é o aparelho de avanço mandibular e seu mecanismo de ação se baseia na distensão das vias aéreas superiores que previne o colapso entre os tecidos da orofaringe e da base da língua, evitando o fechamento da via aérea superior.
Muita gente não sabe, mas um cirurgião bucomaxilofacial pode tratar a apneia obstrutiva do sono através da cirurgia dos tecidos moles da faringe (palato, amígdalas, pilares amigdalianos e base da língua) ou ainda do esqueleto (maxila, mandíbula e hióide).
Whatsapp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?